Rádio web comunitaria - Programa de educacíon ambiental

07 March 2012 | News story

«Espaço EA fora de portas» es un programa en una radio web comunitaria desde Portugal con participación de los países de lengua oficial portuguesa.

Joaquim Ramos Pinto, miembro CEC es uno de los coordinadores de este espacio de ciudadanía con voces de los países lusófonos.

O programa «Espaço EA fora de portas» da responsabilidade da ASPEA – Associação Portuguesa de Educação Ambiental será aberto a todos aqueles que manifestarem interesse em participar, colaborando pontualmente ou produzindo uma edição.

A ASPEA aceita sugestões de temáticas, abordagens e rúbricas para este programa de rádio comunitária que pretende ser um espaço de cidadania. A programação poderá ser acompanhada no facebook.

É com enorme prazer e satisfação que vimos concretizado este sonho de podermos ter um espaço numa rádio comunitária para dar voz a todos aqueles que estão comprometidos com um mundo melhor e, em especial, conseguirmos ter mais um instrumento de Lusofonia em Rede para além do espaço já existente – a Rede Lusófona de Educação Ambiental, criada no âmbito de umas das Jornadas Pedagógicas da ASPEA.

Este programa surge como mais um espaço aberto à participação de todas as pessoas dos países de língua oficial portuguesa em especial das pessoas e organizações que têm colaborado com a ASPEA mas sem deixar de estar aberto a todos os que queiram contribuir direta ou indiretamente para a partilha de experiências e conhecimentos na construção de sociedades sustentáveis.

De uma forma resumida pretendemos contribuir para criação e desenvolvimento de um amplo espaço Lusófono de discussão, divulgação e de aproximação entre pessoas e culturas de todos os Países de Expressão Portuguesa, tendo como fio condutor as questões ligadas ao Ambiente, à Educação Ambiental e Cidadania.

Pretende-se, ainda, que seja, sobretudo, um espaço livre, fraterno e solidário, aberto a todos os que nele queiram participar através de diferentes experiências pedagógicas, culturais, artísticas, sociais e políticas da comunidade lusófona, a partir de diferentes temáticas ambientais.

Este espaço tem como principais objetivos:

  1. Promover a cidadania e educação ambiental no contexto formal e não formal;
  2. Divulgar as atividades e eventos da Associação;
  3. Difundir projetos e ações de Educação Ambiental no espaço lusófono, nomeadamente as atividades que se desenvolvem no âmbito da Rede Lusófona de Educação Ambiental, criada e em funcionamento desde 2005;
  4. Aprofundar o conhecimento sobre a diversidade cultural e ambiental dos países lusófonos, em diferentes campos;
  5. Promover a participação dos jovens em projetos com responsabilidade ambiental; e
  6. Explorar as relações: cultura, arte e ambiente.

Quinzenalmente o «Espaço EA fora de portas» desenvolverá vários temas com frequência regular ou pontualmente e que passarão por:

  1. Práticas e projetos de Educação Ambiental nos países lusófonos em especial desenvolvidos com crianças e jovens;
  2. Divulgação de eventos e efemérides ligadas ao ambiente, cidadania e sustentabilidade;
  3. Notícias da atualidade no contexto lusófono sobre temáticas ambientais;
  4. Referências literárias e eletrónicas de temáticas ambientais;
  5. Contos sobre ambiente;
  6. Serão feitas entrevistas a diferentes pessoas no contexto de projetos escolares e de associações, assim como a personalidades de referência na área ambiental;
  7. Teremos um espaço para repórter fora de portas com acompanhamento de atividades no terreno;
  8. Contaremos com diversidade musical, cultural e artística numa relação com o ambiente.

 Contacto: Joaquim Ramos Pinto, Joaquim.pinto@aspea.org