Como vai nosso Patrimônio da Humanidade? A IUCN faz uma avaliação de sítios novos e existentes

15 July 2010 | Media advisory

Contextualização: A Comissão de Patrimônio da Humanidade da Unesco se reúne em Brasília, Brasil, entre 25 de julho e 3 de agosto, para acrescentar novos sítios naturais e culturais notáveis à lista de Patrimônios da Humanidade. A IUCN desempenha um papel essencial na reunião na qualidade de órgão consultivo para a avaliação de sítios naturais e recomendação de novos candidatos à lista de Patrimônio da Humanidade. A IUCN também avalia o estado da conservação dos atuais sítios naturais e recomenda a inclusão daqueles sítios em situação de risco na lista de sítios ameaçados.

A IUCN realizou rigorosas avaliações dos sítios candidatos ao longo dos últimos doze meses. A equipe de Patrimônio da Humanidade da IUCN executou missões de monitoramento em 11 sítios existentes, inclusive 5 contidos na lista de patrimônios da humanidade em perigo, que será atualizada por ocasião da reunião da Comissão. A IUCN também lançará um estudo sobre o valor dos desertos para o Patrimônio da Humanidade.

Questões essenciais
Conservação de santuários de biodiversidade. “A conservação do patrimônio natural de maior importância do mundo estará em destaque em Brasília”, afirma Julia Marton-Lefèvre, Diretora Geral da IUCN. “Visto que muitos patrimônios da humanidade são santuários de abundante biodiversidade, sua proteção é um componente fundamental da resposta à crise de extinção que estamos enfrentando.”
Patrimônio sob ameaça. “Os patrimônios da humanidade são famosos em todo o mundo; são motivo de grande orgulho e impulsionam a economia de comunidades locais. Porém, o mero fato de um sítio ser tombado não é garantia de que será bem conservado, e alguns deles estão sob grave ameaça”, informa Tim Badman, Chefe do Programa de Patrimônio da Humanidade da IUCN. “Mais apoio, inclusive recursos humanos e financeiros, deveriam ser disponibilizados para o enfrentamento de desafios como a exploração ilegal de recursos, o desmatamento, o desenvolvimento imobiliário e a degradação dos habitats.” diz Mariam Kenza Ali, Diretora de Conservação de Patrimônio da Humanidade.
O valor dos desertos. “Os desertos cobrem um terço da superfície terrestre e abrigam 500 milhões de pessoas. São fonte de renda para as comunidades locais, porém, uma vez danificados, seus ricos ecossistemas levam bastante tempo para se recuperar por causa do baixo índice de atividade biológica em áreas áridas”, explica Tilman Jaeger, Diretor de Gestão do Projeto de Patrimônio da Humanidade. “A IUCN recomenda que mais desertos sejam analisados e tombados como patrimônio da humanidade.”

Produtos e eventos de imprensa:
Sábado, 24 de julho – Visita de imprensa à Chapada do Veadeiros, Patrimônio da Humanidade da Unesco, Goiás, Brasil
Domingo, 25 de julho – Pronunciamento de abertura
Terça-feira, 27 de julho – Lançamento do relatório da IUCN sobre patrimônios da humanidade e desertos, coletiva de imprensa
Em torno de 29 de julho (data a ser confirmada) – Reação a acréscimos e remoções da Lista de Patrimônios da Humanidade em Perigo, conforme anúncio na Comissão de Patrimônio da Humanidade. Coletiva de imprensa oficial.
Em torno de 31 de julho (data a ser confirmada) – Reação aos mais recentes sítios naturais a serem acrescidos à Lista de Patrimônios da Humanidade, conforme anúncio na Comissão de Patrimônio da Humanidade. Coletiva de imprensa oficial.
3 de agosto – Pronunciamento de encerramento.

Materiais para a imprensa:
Visite o website http://www.iucn.org/knowledge/news/focus/2010_worldheritage  para ver comunicados à imprensa sobre os mais recentes tombamentos e sobre inclusões na lista de sítios em perigo, entrevistas em áudio e vídeo, fichas informativas sobre sítios naturais, galeria de fotos e um blog diário da delegação da IUCN em Brasília.

Porta-vozes
Tim Badman, Chefe do Programa de Patrimônio da Humanidade da IUCN, tim.badman@iucn.org
Tilman Jaeger, Diretor de Gestão do Projeto de Patrimônio da Humanidade, tilman.jaeger@iucn.org
Mariam Ali, Diretora de Conservação de Patrimônio da Humanidade, mariam.ali@iucn.org  

Equipe de imprensa:
Pia Drzewinski, Representante de Relações com a Mídia da IUCN, +41 79 857 4072 e pia.drzewinski@iucn.org 
Brian Thomson, Gestor de Mídia da IUCN, +41 79 721 8326 e brian.thomson@iucn.org